Micoses são mais frequentes no verão

Redação O Estado do Paraná

Durante o verão, o aumento da transpiração causado pela elevação da temperatura, junto com o intenso contato com a água da piscina e do mar, faz com que a pele fique úmida por mais tempo, provocando o aparecimento das micoses, causadas por fungos que se alojam na pele e se alimentam, entre outras coisas, de queratina, restos epiteliais e produtos de excreção.

Segundo a dermatologista da Clinihauer, Maria Angélica Muricy, as micoses mais comuns são aquelas que afetam os pés, as unhas e, principalmente, as áreas onde ocorre uma dobra na pele, pois apresentam maior umidade e temperatura. Nas crianças também é bastante comum uma micose no couro cabeludo, causada por um fungo que se prolifera na pele, e se alimenta do excesso de oleosidade de algumas pessoas predispostas. Durante o verão deve-se evitar a umidade excessiva, enxugando bem os pés após o banho, não andando descalço em locais públicos. As pessoas também devem estar atentas aos animais de estimação e evitar contato com aqueles que apresentem algum tipo de contaminação.

Na estação, o mal mais comum é a pitiríase versicolor, mais conhecida com “micose de praia”. “Na verdade, esse fungo não se adquire na praia, a pessoa já está com a micose, e quando se expõe ao sol, as manchas não pigmentam e aparecem pelo contraste com a pele bronzeada”, explica a dermatologista. Ela é mais comum nos jovens com pele oleosa e nos locais mais oleosos do corpo, como a parte superior das costas.

O diagnóstico das micoses é feito clinicamente e, se necessário, pode-se pedir um exame micológico direto de cultura para saber o tipo de fungo. Os principais sintomas das doenças são a presença de lesões de pele geralmente arredondadas, bem delimitadas, descamativas e que provocam bastante coceira. O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos, tópicos ou sistêmicos, dependendo da extensão do problema.

Pediatria

15

É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente. nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.


  1. A síndrome da pernas inquietas
  2. Aleitamento materno
  3. Audição de recém nascido
  4. Autismo
  5. Brotoeja
  6. Caxumba, parotidite infecciosa
  7. veja mais...

Ferramentas

Nomes de Bebê

16 
  • Descubra o significado
  • origem
  • E curiosidades de mais de 1.500 nomes

Leia mais

Numerologia

  • Os números podem ajudar na hora de decidir o nome do bebê. Faça o cálculo.

Leia mais

Calculadora de Gravidez

  • Confira, aqui, a data estimada da concepção e também o dia provável do parto.

Leia mais

Horóscopo

  • Seu signo diz muito sobre a gravidez e a relação com os filhos.

Leia mais

© Hospital e Maternidade Domingos Lourenço. Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - Saiba como chegar CLIQUE AQUI

Rua Prof. Alfredo G Filgueiras, 230 - CEP: 26525-060  - Centro - Nilópolis - Rio de Janeiro - RJ -  (21) 3236-9300

TOP

Temos 54 visitantes e Nenhum membro online

Copyrights 2016. Todos os direitos reservados.

GSK DESIGN by domingoslourenco.com.br